Samara Andresa Del Monte
Jornalista e apaixonada pela vida
Sistema Bliss de Comunicação
Tenho paralisia cerebral porque tive falta de oxigênio na hora do parto por estar com cordão umbilical enrolado e, assim, alguns neurônios morreram. Sou cadeirante, não falo, mas me comunico com o sistema Bliss e escrevo no computador com um capacete com ponteira.
O QUE É
O Bliss (Blissymbolics Communication International) é um sistema de símbolos que podem ser aprendidos e compreendidos por qualquer um, independentemente da língua falada.
É uma forma de comunicação alternativa em que cada símbolo corresponde a uma palavra, e vários símbolos podem ser agrupados para formar frases.
SURGIMENTO
O sistema foi desenvolvido pelo engenheiro Charles K. Bliss, em 1940, em Sidney, na Austrália.
Bliss acreditava que um sistema de símbolos não-alfabético poderia contribuir para uma melhor compreensão e cooperação entre pessoas de diferentes línguas.
Baseado nessa ideia, Bliss apresentou um sistema de comunicação gráfica consistente e logicamente estruturado, com um método de visualização abstrata para representar objetos e emoções.
APRENDIZAGEM
Quando criança, entrei para uma escola especial, Quero-Quero, e lá tinha fisio, T.O e fono. E graças a elas, fui apresentada ao Bliss.
Todos nós, os alunos, tínhamos um caderno que nos fins de semana levávamos para casa para escrever o que fizemos no fim de semana, a professora lia na classe e a fono pegava para ver quais símbolos que eu queria e quais eram mais relevantes.
PRANCHA DO BLISS
A prancha do Bliss parece uma tabela periódica. Ela é separada por cores e cada cor representa uma função gramatical:
- Rosa: advérbios interrogativos. Qual, Onde, Como, O que, Quando, Por que, Quem…
- Amarelo: pessoas. Eu, Você, Mãe, Pai, Irmã, Criança, Chefe, Motorista, Nós…
- Verde: verbos no infinitivo. Querer, Gostar, Observar, Chorar, Melhorar…
Há símbolos indicadores de tempo verbal (presente, passado, futuro).
- Laranja: substantivos. Coração, Sol, Praia, Bola, Nome, Exemplo, Jornal…
- Azul: adjetivos. Bonito, Rico, Gordo, Certo, Rápido.
Não é preciso ter os opostos, há um símbolo de “contrário”. Por exemplo, se quero falar FEIO, aponto “contrário” e “bonito”.
- Branco: palavras que não se encaixam nas categorias acima, datas, frases prontas, alfabeto e número.
Como sou alfabetizada, na minha prancha só tenho os símbolos mais usados por mim. Caso a palavra não esteja lá, eu a soletro.
CURIOSIDADE
Com 6 anos eu já era detalhista e observadora. Na minha prancha tinha o Boneco Bliss (symbol person) com os símbolos olho, nariz, boca e orelha sugeridos em Mc Naugton (1985:132).
Olhei para o boneco e perguntei CADÊ O CORAÇÃO?? E a fono Roseli Vasconcellos vendo que eu estava certa desenhou o coração, que representa sentimento.
E assim os anos foram passando, entrei para uma escola regular com minha tabela periódica, fiz jornalismo e me formei com a minha tabelinha.
PARA SABER MAIS
Blissymbolics Communication International
PROGRAMA RESSOAR
Nesta entrevista com a Bianca Rinaldi, você poderá visualizar melhor como eu utilizo o Bliss.
Entrevista começa em 2'55''.