Samara Andresa Del Monte
Jornalista e apaixonada pela vida
Bocha Adaptada
Sou Samara Andresa Del Monte, jornalista, atleta, artista e apaixonada pela vida. Tenho Paralisia Cerebral porque tive falta de oxigênio na hora do parto. Sou cadeirante e minha coordenação motora fina foi afetada, mas mesmo assim sou atleta de bocha adaptada.
BOCHA ADAPTADA
A bocha estreou no programa paralímpico oficial em 1984, na cidade de Nova Iorque, com disputas individuais no feminino e masculino. Em Atlanta (1996), foi incluído o jogo de duplas.
O objetivo do jogo é aproximar as bolas (azuis ou vermelhas) da bola branca (bolim). São seis bolas azuis, seis vermelhas e uma branca.
É permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio para atletas com grande comprometimento nos membros superiores e inferiores. Há três maneiras de se praticar o esporte: individual, duplas ou equipes.
PARTIDA
Antes de começar a partida, o árbitro tira na moeda (cara ou coroa) o direito de escolher se quer competir com as bolas de couro vermelhas ou azuis.
O lado que escolhe as vermelhas inicia a disputa, jogando primeiro o bolim e uma bola vermelha. Depois, é a vez da bola azul entrar em ação.
A partir de então, os adversários se revezam a cada lance para ver quem consegue posicionar as bolas o mais perto possível do bolim.
As partidas ocorrem em quadras cobertas, planas e com demarcações no piso. A área do jogo mede 6m de largura por 12,5m de comprimento.
ATLETAS
Conseguir praticar um esporte é muito difícil, ainda mais para pessoas com comprometimento motor grave que usam cadeira de rodas, como é o caso de muitas com paralisia cerebral.
Mas com a Bocha Adaptada, que foi trazida ao Brasil em 1995 pela ANDE, as pessoas mais comprometidas fisicamente puderam tornar-se atletas. Atualemte, elas são classificados em categorias de acordo com o grau de deficiência: BC1, BC2, BC3 e BC4.
LEI: FUNCIONÁRIO-ATLETA
A lei ?????????? obriga as empresas a terem um certo número de pessoas com deficiência trabalhando, mas há a opção de ter um funcionário-atleta.
O deficiente não precisa ir trabalhar, mas sim praticar algum esporte. Por causa dessa lei, hoje eu sou uma funcionária-atleta da JSL – Julio Simoes Logistica.